Quanto mais você falar, mais tolices dirá.
- Valdi Guintiliano
- 19 de mar. de 2017
- 5 min de leitura

“..quanto mais você falar, mais tolices dirá..” Eclesiastes 5:3
Quando eu comecei a caminhar com Jesus eu não entendia muito bem aquilo que a Bíblia me falava sobre ser rápido no ouvir e tardio ao falar, mas percebia isso em muitas pessoas que eu estava conhecendo de dentro da igreja (sim eu reparo muito), muitas delas falavam muito e ouviam pouco e inclusive atrapalhavam as outras para falar, outras ouviam muito e falavam pouco, mas quando suas palavras saiam, elas eram como refrigério. E adivinha com quem eu queria passar mais tempo? Aqueles que não falavam muito, mas quando falavam, suas conversas eram muito interessantes e eu aprendia muito!
“Quanto mais você fala, mais perto você está de pecar.” Provérbios 10:19
Eu tenho duas turmas de crianças, e minha maior dificuldade com o menino mais novo é que ele quer falar ao mesmo tempo em que eu e os outros querem falar, mas na verdade ele tem uma certa carência e necessidade de ser visto por mim e por isso gosta quando eu chamo sua atenção, já viu criança que faz birra e fica emburrada contigo? Pois é, exatamente isso! Quando chamo sua atenção ele vem e me abraça, me dá um beijo e diz “Teacher eu te amo muito ta.” Mas o seu comportamento continua assim, ele continua falando ao mesmo tempo em que eu e que os colegas dele, e quando ele vê que não está sendo atendido ele fala mais alto do que nós. Minha solução? Eu tenho regras dentro da sala de aula e digo: “Quando vocês quiserem falar algo vocês tem que levantar a mão, caso contrário a teacher não vai responder!” Tem funcionado até certo ponto. Adultos são mais complicados do que crianças nesse caso, pois vejo muitos adultos chamando a atenção pra si mesmos, e eu acredito que há algo bem profundo dentro de cada um de nós que grita por atenção, uma carência, uma falta que somente Jesus pode suprir.
Uma das ações evidentes do Espírito Santo na minha vida foi no falar, eu falava muito e muito rápido, eu ainda falo bastante e falo rápido mas não como antes, eu falava muito palavrão e da minha boca nunca procediam coisas boas e que iam edificar a vida dos outros, uma das coisas que Ele começou a tratar em mim foi o falar, afinal Ele me ensinou que eu já não pertenço mais a mim mesma, mas que todo o meu corpo é templo do Espírito Santo – 1 Coríntios 6:19. Muitas vezes não entendia o porque minhas amigas não contavam coisas para mim, mas como que elas iam confiar em mim se eu falava demais? Como confiar em pessoas que falam demais e comentam das vida dos outros né? Eu não consigo contar minha vida ou coisas importantes para pessoas que falam demais e que eu ouço comentando da vida dos outros! Ou você é dominado(a) pelo Espírito Santo, ou você é pela carne!
Hoje, muitas pessoas se sentem incomodadas pelo simples fato de que muitas vezes eu fico calada em certas situações, mas eu gosto muito de ouvir o que os outros falam e então pensar na minha resposta e então falar! Uma vez eu precisava muito falar pra uma amiga minha que eu tinha ficado triste com uma atitude dela, eu tinha feito cirurgia de extração dos meus sisos e tinha convidado ela pra vir aqui ficar comigo, mas ela não veio. Eu tinha que falar pra ela que eu estava magoada e triste, mas não falei na hora ou naquela semana, pelo simples fato de que minhas palavras iam machucar ela, demorei uns dias e orei sobre isso, quando Deus deu oportunidade eu conversei com ela e tudo ficou bem! Se eu tivesse agido impulsivamente poderia ter estragado nossa amizade com as minhas palavras. Suas palavras constroem ou destroem uma pessoa, muitas vezes as suas palavras vão machucar mais do que um tapa.
Uma história fala sobre um garoto que sempre magoava os outros com palavras. Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que a cada coisa ruim que ele dissesse a alguém ele deveria ir numa tábua e pregar um prego. Quando o saco de pregos acabou o pai disse ao garoto que agora a cada palavra boa e de ânimo que ele dissesse a alguém ele fosse lá e retirasse um prego. Quando os pregos acabaram o pai virou para o filho e disse que apesar de ter falado coisas boas a alguém que ele magoou, as marcas ainda estavam ali e não sairiam mais. Quando magoamos alguém, por mais que a pessoa nos perdoe aquilo vai ficar guardado no coração, pois não tem como voltar atrás.
Tiago 1:26-27 diz: “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.” Aqueles que dizem ser religiosos e não controlam sua língua, como diz o versículo, não valem nada, pois Deus não olha isso e sim suas atitudes.
Tem muitas pessoas que eu convivo que tenho que simplesmente ignorar aquilo que elas falam, esses dias uma pessoa próxima de mim fez um comentário bem desnecessário e que na verdade na hora me deixou bem pensativa, mas eu preferi pensar e escolher que aquela pessoa talvez seja bem imatura no falar e ainda precise crescer nessa área, apesar dela ser uma pessoa bem mais velha do que eu, não esquecendo que eu também tenho áreas que necessitam do agir de Deus, mas no tempo Dele., mas a palavra de Deus me diz em várias citações que eu tenho que amar e suportar essas pessoas! Eu também tenho falhas, talvez não seja tanto no falar mas talvez seja em outras áreas, e também preciso de crescimento em muitas coisas. Acredito que Deus não coloca pessoas na nossa vida por acaso, mas que Ele fica nos moldando através dos outros, agora que sejamos sábios para aprender com o erro dos outros, sábios no falar também!
“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:2,3
Tem coisas bem desnecessárias e que não precisam ser ditas! Mas a pergunta que me faço hoje é: Porque falamos tanto com os outros e oramos tão pouco? Falamos tanto com as pessoas, o dia todo ficamos no Facebook e também no Whatsapp e falamos pouco com Deus?!
"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" .Colossenses 4:6
Aqueles que falam demais, não sabem ouvir os outros. Não conseguem ter empatia e nem percepção para se colocar no lugar do outro.
Comments